O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) através de sua equipe técnica, formada por psicóloga e assistentes sociais, instituiu uma ação de apoio emocional e psicológico via telefone.

São atendidos integrantes dos grupos de convivência que frequentam o Cras como idosos, mães com crianças pequenas, adolescentes e pessoas portadoras de deficiências (Pcd’s). De acordo com as técnicas, os grupos temporariamente suspensos em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19), precisam de apoio, até como forma de prevenção ao vírus.

As primeiras ações da equipe estão focadas no grupo de idosos. Através das ligações telefônicas as técnicas estabelecem o contato verificando a situação de cada um em relação ao isolamento social e se as necessidades básicas estão sendo atendidas. “É um apoio psicológico e emocional. As profissionais colocam o serviço do Cras à disposição para qualquer emergência”, informa a secretária da Assistência Social, Eunice Heuser.

Na avaliação da psicóloga Lusiane Lehmen, coordenadora da ação, a aceitação está sendo muito positiva. “Os idosos ficam muito felizes com o contato estabelecido”, disse.