Pela primeira vez em quase 50 anos de história, Mato Leitão não realizará a tradicional Festa Intercomunitária, que envolve as comunidades católica Santa Inês, Evangélica Luterana e Seubv.
Diante das incertezas sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19) os festeiros decidiram pelo cancelamento do evento. A festa, edição de número 47, estava marcada para 22 de março integrando inclusive a programação festiva dos 28 Anos de Mato Leitão. Inicialmente, os festeiros Vandoir Wildner e Isabel Machry, Evandro e Crisna Franzen, Elton e Iracema Uhlmann e Renê Ruppenthal optaram em adiar o evento com a expectativa de confirmar uma nova data.
No entanto, após nova avaliação da situação envolvendo coronavírus, estiagem (crise no setor primário) e incêndio na empresa Beira Rio (reflexos na economia local), a organização decidiu pelo cancelamento neste ano.
Os atuais festeiros, que seguem na organização, confirmaram a 47ª Festa Intercomunitária para 14 de março de 2021. O objetivo do grupo é manter todas as atrações inicialmente previstas para este ano.
RIFA
Os festeiros informam que a Ação Entre Amigos está mantida com sorteio dos 47 prêmios (quatro em dinheiro, sendo o 1º de R$ 8 mil) ocorrerá no dia do evento, em 14 de março. A rifa (mais de R$ 30 mil em prêmios) conta com o apoio de empresas locais, da região e demais apoiadores. Cada bloco vendido dará direito a dois almoços na festa. A devolução de blocos vendidos poderá ser feita diretamente com os festeiros.
“Lamentamos que a festa deste ano não poderá ser realizada. É uma decisão difícil, mas necessária diante do momento atual. Ao mesmo tempo agradecemos a compreensão de todos e desde já todos estão convidados para a festa em março do próximo ano”, destacou a organização.