Os primeiros 60 mil pintos para engorda no Condomínio Avícola Mato Leitão chegaram nesta semana dando início ao trabalho da granja localizada em Sampaio Baixo. Os lotes, oriundos da empresa Globo Aves de Chapecó (Santa Catarina), foram descarregados na terça e quarta-feira, dias 2 e 3.
Nesta primeira etapa serão alojadas 120 mil aves nos oito pavilhões. O alojamento será concluído na próxima semana com a chegada de dois novos lotes nos dias 9 e 10 de junho. As aves permanecerão no condomínio pelo período máximo de 45 dias com o objetivo de atingir peso entre 2,9 kg e 3,2 kg. O abate ocorrerá no frigorífico da Cooperativa Dália Alimentos, em Arroio do Meio.
O técnico responsável, Diego Aguiar, explica que o alojamento segue diversos critérios. “Os pavilhões pares serão destinados para os machos e ímpares para as fêmeas. Essa primeira engorda será finalizada na segunda quinzena de julho”, disse. A capacidade total de cada pavilhão é para alojar 36 mil pintos. A equipe de trabalho é composta pelo encarregado Vanderlei Gedóz e auxiliares Roberta da Silva Barreto, Marli Teresinha Lopes, Claudinei Piovesani, Alan Luís Dessoy e Liane Kroth Schwinn. Mato Leitão é o terceiro condomínio a receber pintos.
CONDOMÍNIO
– 2017: definição da área (10,4 hectares) em Sampaio Baixo
– dezembro/2018: início das obras de construção
– junho/2020: primeiro alojamento de pintos
APOIO
“Agora com o alojamento do primeiro lote efetivamente começam as atividades do condomínio. É um grande investimento dos associados juntamente com a Administração. A médio prazo vai contribuir com a economia do Município”, disse o prefeito Carlos Alberto Bohn.
Para a implantação do projeto a Prefeitura participou com a compra da área (10,4 hectares), limpeza e preparação da área, abastecimento de água e luz, além dos acessos.
