Apesar de todas as incertezas em função da pandemia coronavírus (Covid-19) três agricultores trabalham em novos investimentos para aumentar a produção agrícola, nos setores do leite e suínos. Os projetos contam com apoio da Prefeitura através do Programa de Incentivo à Estruturação e Reestruturação das Propriedades Rurais (lei 1.570/2009).

Um dos casos é do produtor Décio Leissmann, de Santo Antônio. Ele vai construir estrutura para criação de suínos com a estimativa de produzir no primeiro ano cerca de 1,8 mil animais, pelo sistema terminação. Na propriedade de 8,4 hectares, Leissmann já trabalha com gado (50 cabeças) e uma produção de 120 mil litros de leite/ano.

A Secretaria de Obras realizou serviços com máquinas para preparação do terreno onde será construído o galpão. Evandoir Heinen e Roque Stülp, ambos de Arroio Bonito, também receberam apoio da municipalidade para ampliar a produção de leite. A adesão ao programa passa por avaliação e votação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder).

APOIO

O programa municipal oferece serviços de máquinas, transporte de material, orientação e apoio técnico num valor até R$ 10 mil (prazo de restituição de 5 anos). O pagamento pontual das parcelas anuais, por parte dos produtores, garante desconto de 50% do índice de correção a ser aplicado. “Em muitos casos os produtores estão melhorando a estrutura na propriedade para acompanhar as novas tecnologias e exigências. O setor primário continua sendo um dos pilares da nossa economia”, afirmou João Carlos Machry.

O secretário da Agricultura revela que o Valor Adicionado referente ao setor primário deverá ter um aumento na faixa de 10%. “A produção se mantém equilibrada. O que ocorre é uma remuneração maior para os agricultores” comentou.

PRINCIPAIS PRODUTOS (2019)

– 1º suínos

– 2º leite

– 3º soja

– 4º milho

– 5º bovinos

Suínos é a principal atividade

 

MAIORES PRODUTORES

1º Daniel Stöhr (suíno e grãos)

2º Bruno Heissler (suíno)

3º Felipe Hickmann (suíno)

4º Valmir Nyeland (suíno)

5º Juliano André de Saíbro (suíno)

6º Tamaro Hickmann (suíno)

7º César Augusto Heissler (suíno e leite)

8º Romeu Heinen (suíno)

9º Everson Walber (suíno)

10º Valdir Roque Maldaner (suíno)