Mato Leitão vai participar do estudo sobre prevalência do coronavírus (Covid-19) que será realizado pelo Cisvale em parceria com a Unisc. A equipe fará coleta de material nos dias 19 de julho, 2, 16 e 30 de agosto.
O estudo ocorrerá de forma simultânea em todos os municípios do Vale do Rio Pardo. Os testes serão feitos de forma aleatória, por sorteio, através de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada. Ao todo, serão aplicados 5 mil testes, com o trabalho de campo com a visitas em domicílios (sorteio) sempre nos finais de semana.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde dará apoio ao trabalho dos pesquisadores. A divisão de exames para cada município será realizada a partir de um cálculo matemático, obedecendo a consideração populacional. A cada etapa serão testadas 13 pessoas.
O médico infectologista Marcelo Carneiro será o coordenador geral do estudo. “Vamos trabalhar para que tudo funcione e saia da melhor forma possível, diante deste desafio de realizar todos os exames ao mesmo tempo em várias cidades”, comentou. Serão divulgados relatórios parciais ao final de cada etapa e um relatório completo ao final do estudo.