Profissionais de enfermagem de Mato Leitão e Venâncio Aires, que atuarão na pesquisa do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) sobre o coronavírus, participaram de um treinamento na última sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires.
A capacitação abordou temas como sorologia, técnicas e os testes rápidos, e contou com a participação da professora e enfermeira Ingre Paz e o coordenador do estudo, médico infectologista Marcelo Carneiro. A primeira rodada dos testes será aplicada nos dias 1º e 2 de agosto, nos 14 municípios abrangidos pela pesquisa.
Em Mato Leitão atuarão uma enfermeira e três técnicas em Enfermagem da rede municipal. A secretária Joana Kist Dresch informa que serão 13 testes aplicados em cada etapa – e as residências onde serão feitos os testes serão definidas por sorteio. Na região do Vale do Rio Pardo, serão cinco mil testes aplicados, ao longo das quatro fases do estudo.
A partir dos dados obtidos em cada etapa, será possível analisar a disseminação do coronavírus (Covid-19) no Vale do Rio Pardo, projetar o número de infectados e traçar estratégias para combater a doença.
Fonte: Folha de Mato Leitão