No próximo final de semana, dias 1º e 2 de agosto, terá início a pesquisa encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que irá mensurar a soroprevalência de SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) na região.
Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana, a partir das 8 horas. Em cada etapa, serão aplicados 1.063 testes rápidos, divididos entre os 14 municípios de abrangência do Cisvale, que serão coletados a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada, totalizando 4.252 testes aplicados na população.
A condução local da coleta de dados em cada município vai ser coordenada e supervisionada pela equipe técnica da pesquisa. “Os coletadores serão servidores das secretarias municipais de Saúde, sendo profissionais de nível técnico ou superior”, explicou a professora doutora Mari Ângela Gaedke, que integra a equipe técnica da pesquisa. Todos estão sendo treinados antes de irem a campo e irão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara, avental, luvas e óculos de proteção.
DECISÕES
A pesquisa encomendada pelo Cisvale em parceria com a Unisc e apoio da Philip Morris Brasil, irá apresentar um estudo transversal de base populacional com uma amostra representativa da população do Vale do Rio Pardo. Conforme o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cássio Nunes Soares, a pesquisa ressalta a importância em instituir ações relacionadas a políticas de saúde pública e de gestão socioeconômica.
“Desde o início da pandemia, estamos trabalhando em conjunto com a Amvarp para implementar ações de sucesso nesse enfrentamento. Agora, com a orientação técnica de um estudo científico, será possível mensurar e identificar o cenário da Covid-19 na nossa região, de maneira que possa auxiliar a tomada de decisões pelos municípios mais à frente”, comentou o presidente.
PESQUISA
Municípios: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.