Em outubro a parceria entre Prefeitura e proprietários de imóveis para construção de passeio público completa dois anos. Até agora são mais de 6,6 mil metros quadrados de calçadas em diversos trechos de ruas, especialmente ao longo da Rua Ervino Kuhn.
As obras estão mudando o visual do perímetro urbano e a expectativa, contando também os projetos do Avançar Cidades e Badesul, é ultrapassar até o final deste ano a marca de 23 mil m² de passeio público no perímetro urbano. No lançamento do programa municipal, em 2018, o prefeito Carlos Alberto Bohn destacava a importância das obras na questão da padronização das calçadas, segurança e acessibilidade aos pedestres, embelezamento e ainda a valorização dos imóveis.
“O Município precisava focar no passeio público. Todos os governos fizeram asfalto, mas a maioria sem calçadas. Era o momento de focar nisso e, com a parceria público-privada, as obras se tornaram acessíveis aos proprietários”, disse o Chefe do Executivo. O programa priorizou obras coletivas, envolvendo diretamente os moradores que, organizados em grupos, precisam apenas encaminhar solicitação e efetivar a compra dos bloquetos de concreto. A Prefeitura assumiu a elaboração do projeto, preparação da cancha, alinhamento do meio fio e colocação dos bloquetos.
Uma equipe da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito concluiu até o momento 14 quadras completas (dois lados) e outros dois trechos (somente um lado). Outros quatro trechos de ruas estão na lista para receber as obras nas próximas semanas.
NOVIDADE
A partir da experiência em utilizar equipes próprias para obras de infraestrutura a Prefeitura trabalha num programa, focando agora na pavimentação de ruas. “Estamos trabalhando nesse novo projeto, seguindo os moldes do passeio público, ou seja, parceria com os proprietários de imóveis. Nos próximos dias o projeto de lei será remetido para a Câmara de Vereadores”, disse Carlos Bohn.
“Esse programa de passeio público veio para ficar. Deu muito certo e vamos avançar mais. Essas obras estão embelezando a cidade”, disse Carlos Alberto Bohn
PASSEIO CONCLUÍDO
– Rua Ervino Kuhn: 12 quadras em ambos os lados
– Rua das Orquídeas: um dos lados
– Rua Ervino Kuhn: um dos lados (Gold Móveis Planejados)
- Rua Webdelino Heinen (entre Rua Leopoldo Hinterholz e Rua Ervino Kuhn: dois lados
- Rua Martin Henckes (entre Rua Leopoldo Hinterholz e Rua Ervino Kuhn): dois lados
NA LISTA
– Rua Leopoldo Hinterholz: trecho entre a Rua Wendelino Heinen e Rua João Germano Hillessheim (um dos lados)
– Rua Santa Inês: trecho entre a Rua Pedro Léo Adams e Rua das Hortências (um dos lados)
– Rua Zeno Assmann: trecho entre a Rua Ervino Kuhn e Rua Alceu Goerck (um dos lados)
– Rua Wendelino Heinen: trecho entre a Rua Alceu Goerck e Rua 1 do Loteamento Pilz (um dos lados)
AVANÇAR
Com recursos da União, no Avançar Cidades-Mobilidade Urbana, estão em andamento obras de infraestrutura em cinco trechos de ruas no Centro: Santa Inês, Otto Bugs, João Bohn Filho e Pedro Léo Adams. O projeto envolve asfalto, passeio público com acessibilidade e sinalização com um custo de R$ 1,7 milhão. Somente de passeio público são 3,7 mil metros quadrados.
BADESUL
Outro projeto de infraestrutura ocorre na principal porta de entrada da Cidade das Orquídeas. Com recursos do Badesul Cidades está em andamento a construção de passeio público no Acesso 20 de Março e em trechos da Rua Cônego Pedro Henrique Vier, extensão de 7,1 mil metros quadrados.
Na Avenida Alfredo Pilz, que também foi pavimentada, o passeio é de 3,6 mil metros quadrados. O Badesul prevê investimento de R$ 2,1 milhões. Neste projeto, os serviços de preparação da cancha e canalização são executados pela Secretaria Municipal de Obras.