A partir da próxima terça-feira, dia 13, a Escola Infantil Vó Olga e Escola Santo Antônio de Pádua (SAP) voltarão a receber alunos. Por conta da pandemia coronavírus (Covid-19) as aulas presenciais estão suspensas desde 19 de março.
A retomada gradual será para as crianças dos níveis 5 e 6 (pré-escola) matriculados nas duas instituições de ensino da rede municipal. A expectativa é que cerca de 50 crianças retornem às atividades.
O formato de atendimento será diferenciado, neste primeiro momento. As crianças permanecerão na escola apenas um turno, das 7h30min às 11h30min.Cada turma será dividida em dois grupos e a ida a escola ocorrerá de forma intercalada. Cada grupo vai ir durante uma semana. Na terceira, nenhum dos dois terá aula presencial, formando ciclos de três semanas.
A secretária Simone Silberschlag destaca que serão seguidos diversos protocolos que garantam a segurança e previnam o contágio da Covid-19. Dentre eles, está o uso de máscara pelos alunos e profissionais. As crianças passarão pela aferição da temperatura quando entrarem no transporte escolar ou ao chegar na instituição de ensino. Além disso, haverá higienização das mãos e limpeza dos calçados no tapete sanitizante que será disponibilizado na entrada de cada escola.

PREPARAÇÃO
Na quinta-feira, 8, a enfermeira Carla Inês Heinen Stöhr e o fiscal sanitário Luiz Antônio Lopes visitaram as escolas Vó Olga e Santo Antônio de Pádua para conversar e esclarecer dúvidas das profissionais sobre os procedimentos e cuidados para receber os alunos de acordo com os protocolos de segurança e higiene.

INTERVALO
A terceira semana será dedicada ao planejamento dos professores. Paralelo a isso, os estudantes que não participarem das aulas presenciais continuarão realizando atividades pedagógicas não presenciais.

ESCOLAS
Os profissionais das escolas Santo Antônio de Pádua e Vó Olga estão trabalhando na limpeza da estrutura física e organizando os espaços, como a colocação de cartazes e marcações que identifiquem o distanciamento indicado entre cada criança, e a higienização de brinquedos e espaços de convivência. Cada turma terá um monitor auxiliando o professor na realização das atividades.
Para tornar o retorno possível, a Prefeitura adquiriu totens para álcool gel, suporte para papel toalha, tapetes sanitizantes, termômetros, borrifadores de álcool e dispensers para sabão líquido, além de outros materiais. O transporte escolar também foi remodelado e dividido de acordo com as regiões onde os estudantes moram.