A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde anunciou que Mato Leitão receberá 50 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. O material começa a ser distribuído para os municípios na tarde desta segunda-feira.
As doses serão direcionadas para os profissionais da Saúde, assim como ocorreu na primeira remessa (10) doses da CoronaVac, na semana passada. O esquema com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz também é de 2 doses, sendo que o intervalo é de 12 semanas. O frasco é multidoses (10 doses) e depois de aberto tem validade de somente seis horas. Os municípios do Vale do Rio Pardo estão recebendo 3,2 mil doses.
Esse é o segundo tipo de vacina contra a Covid-19 liberado para uso no Brasil até o momento. Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac recebidas segunda-feira passada, já são cerca de 457 mil doses encaminhadas ao Rio Grande do Sul. Ambas têm esquema de duas aplicações para completar a imunização.
OXFORD
A vacina da Oxford/Astra-Zeneca, que tem no Brasil um acordo de produção com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as duas, toda a quantidade recebida será distribuída para uso imediato. Até chegar o momento da segunda aplicação nos vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.