Alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 2º ao 5º ano-) da Emef Ireno Bohn irão participar neste ano letivo do projeto Cooperação na Ponta do Lápis, iniciativa da Fundação Sicredi.
No Rio Grande do Sul duas escolas (Mato Leitão e Santa Cruz do Sul) foram confirmadas para receber as atividades com enfoque na educação fiscal. A secretária de Educação, Simone Silberschlag, destaca que a proposta integra o programa União Faz a Vida que já realiza diversas atividades nas escolas do Município, através de uma parceria entre a Prefeitura e Cooperativa Sicredi. “O trabalho com educação financeira é uma proposta trazida também pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) além de contribuir na formação dos profissionais da educação e assim, proporcionar qualidade de ensino, também oportuniza a comunidade escolar se envolver no projeto. Isso fortalece e dá sentido à aprendizagem”, disse Simone.
O propósito é cooperar para uma vida financeira sustentável. Atividades de educação financeira irão impulsionando o crescimento das comunidades, contribuindo para uma sociedade melhor. O projeto inovador visa sensibilizar as atuais e futuras gerações por meio da formação de professores conectando educação financeira no currículo escolar. Simone informa que, a partir do ingresso da escola no projeto, a primeira atividade será de formação dos professores.
PONTA DO LÁPIS
O programa da Fundação Sicredi é para todos. A meta é transformar a vida financeira das pessoas nas comunidades levando mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a nossa relação com o dinheiro.
Para abordar o tema de maneira leve e divertida, o contará com a participação de personagens da Turma da Mônica, que abordarão os conteúdos em gibis e desenhos animados criados em conjunto com o Sicredi. A parceria em nível nacional entre a Fundação Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções foi iniciada em 2019, quando Mônica e sua turma passaram a compor materiais sobre educação financeira do Sicredi.