Neste sábado e domingo, dias 6 e 7 de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Mato Leitão estará atendendo pessoas exclusivamente com sintomas coronavírus (Covid-19).
O horário especial será das 7h30min até 11h30min na ALA Covid que funciona no antigo espaço do auditório com acesso pela lateral da UBS. Equipe com médico e enfermeiros estarão prontos para atender pessoas com sintomas suspeitos Covid, inclusive com a possibilidade da realização de testes para detectar a doença.
O secretário Arcênio Maldaner reforça que o acesso das pessoas será pelo lado externo da UBS, uma vez que o prédio principal estará fechado. “Esse serviço extra no sábado e domingo (dias 6 e 7) será somente para pessoas com suspeita da doença. A prioridade é essa neste momento”, disse o secretário.
O sistema de saúde referência para Mato Leitão, UPA e Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, estão no limite da capacidade com sérias dificuldades para receber novos pacientes diante da grande demanda dos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando também um contato telefônico (99679-1679) para as pessoas esclarecerem dúvidas e solicitar orientações sobre a pandemia coronavírus.
AMBULÂNCIA
Diante da situação crítica da UPA e Hospital São Sebastião Mártir a Secretaria de Saúde solicita conscientização à população para o uso da ambulância. O serviço deverá ser usado somente para casos de extrema necessidade pelo risco das pessoas não conseguirem atendimento. A mesma recomendação vale neste momento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que irão priorizar o atendimento de casos suspeitos da Covid.
HORÁRIO
– UBS Central nos dias 6 e 7 de março
– 7h30min às 11h30min
– telefone Covid: 99679-1679
SINTOMAS
A Covid-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.
Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde. Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa. Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.
ATENÇÃO
– sintomas mais comuns:
febre; tosse seca e cansaço
– sintomas menos comuns:
dores e desconfortos; dor de garganta; diarreia; conjuntivite; dor de cabeça; perda de paladar ou olfato; erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
– sintomas graves:
dificuldade de respirar ou falta de ar; dor ou pressão no peito; perda de fala ou movimento