Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária da terça-feira (2) dois projetos de lei para contratação de profissionais na área da Saúde visando o enfrentamento à pandemia coronavírus (Covid-19).
A Prefeitura vai contratar dois técnicos de enfermagem para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para um prazo de 12 meses, com possibilidade de prorrogação especialmente enquanto perdurar a pandemia. Na justificativa, o prefeito Carlos Alberto Bohn destaca a iminente licença gestante de servidora concursada, aumento de demanda e seguidos afastamentos de servidores, além da intensificação do Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19 e Influenza (gripe). Como critério de seleção será obedecida a ordem de classificação em processo seletivo.
O outro projeto trata de alteração em lei municipal aumentando a carga horária de enfermeira (processo administrativo 101/2020). Em caso de aprovação a profissional passará a trabalhar numa jornada de 40 horas semanais. Bohn justificou a alteração diante da grave situação na pandemia, combinado com o afastamento de servidores da área da Saúde, isolamento social quando profissionais apresentarem sintomas, período de férias e ainda o início da vacinação em massa.