Entre os dias 19 e 23 de abril a Prefeitura vai desenvolver uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O trabalho será retomado após interrupção no ano passado, por conta da pandemia coronavírus (Covid-19).
A campanha, iniciativa do Departamento do Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, será em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito. O descarte incorreto das embalagens de agrotóxicos pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente.
O responsável pelo Departamento do Meio Ambiente, Luiz Antônio Lopes, informa que
os agricultores deverão entregar as embalagens vazias no pátio da Secretaria de Obras entre os dias 19 e 23 de abril. Será aceito somente o material limpo (tríplice lavagem).
Lopes reforça que devolver corretamente as embalagens traz benefícios para a saúde das famílias, ao meio ambiente e atende ao que determina a lei. Restos de produtos e material vencido não serão aceitos na campanha. O programa conta ainda com o apoio da Fundação Pró-Taquari em conjunto com as empresas Tritec e Agroklein, de Lajeado.
TRÍPLICE LAVAGEM
Antes de devolver os recipientes é preciso limpá-los corretamente para que tenham condições de reciclagem. No caso das embalagens rígidas de defensivos agrícolas, deve ser feita a tríplice lavagem, procedimento que evita a sua contaminação com produto residual.
A orientação é enxaguar três vezes a embalagem vazia, seguindo os procedimentos adequados. Primeiro, é preciso esvaziar totalmente a embalagem e encher com água limpa até um quarto de seu volume (25%), recolocar a tampa e fechá-la com firmeza.
Depois, é preciso agitar o recipiente vigorosamente em todos os sentidos durante cerca de 30 segundos para dissolver qualquer resíduo do produto que tenha aderidos à superfície interna da embalagem. A água desse primeiro enxágue deve ser despejada dentro do tanque do equipamento de aplicação, com cuidado para não espalhar o líquido para fora do tanque. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por aproximadamente mais 30 segundos para que todo o conteúdo escorra. Esse procedimento de enxágue deve ser repetido mais duas vezes.
E, por fim, é preciso inutilizar a embalagem. Para isso, basta perfurar o fundo com um objeto pontiagudo.
CAMPANHA
– entre os dias 19 e 23 de abril
– pátio da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito
– embalagens vazias após passar pela tríplice lavagem