O delegado regional da Federação Internacional da Educação Física (FIEP-RS), professor Everton Deiques, esteve em Mato Leitão na semana passada para divulgar ações e projetos da entidade e, ainda, destacar a importância da atividade física, especialmente nas escolas.

A palestra ocorreu sexta-feira pela manhã (9) na Câmara de Vereadores com a presença do assessor parlamentar Rodrigo Doug, representante do deputado federal Nereu Crispim (PSL). O parlamentar é autor de um projeto de lei que reconhece a Educação Física como essencial para a população. Acompanharam o encontro representantes de escolas, secretarias municipais e os secretários Marlise Viviane de Bittencourt (Finanças), Elton Uhlmann (Assistência Social), Isabel Machry (Educação) e Arcênio Maldaner (Saúde).

Deiques, que atua como delegado no Rio Grande do Sul desde 2015, cita que a entidade já percorreu mais 130 municípios nos últimos meses. “Esporte é saúde, qualidade de vida e socialização das pessoas. Exercício físico é essencial e queremos motivar as crianças em praticar esportes, principalmente nas escolas”, disse.

A FIEP-RS, afirma o professor, promove diversas atividades e campanhas solidárias nos municípios como Circuito de Jogos Adaptados para Idosos, Ronda do Paradesporto, Seminário da Bola, palestras, Curso de Iniciação e Gestão Esportiva, Jantar do Atleta, Projeto Fiepiano Guri do Sul, entre outros. A entidade atua com profissionais da Educação Física (trabalho voluntário) atualmente em 146 países.

PROJETO LEI

Tramita no Congresso Nacional, com possibilidade de votação nas próximas semanas, o projeto de lei que reconhece como essencial para a população a atividade física e o exercício físico.

O texto determina que eventuais restrições adotadas pelo poder público deverão ater-se a normas sanitárias ou de segurança pública e serão precedidas de decisão fundamentada em critérios técnicos e científicos. O autor da proposta é o deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS).

FIEP/RS

Grupo de profissionais com o objetivo de desenvolver a Educação Física através da promoção de cursos e eventos. Desta forma o profissional se tornará cada vez mais atualizado e capacitado para enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho.