Um novo relatório da pandemia coronavírus (Covid-19) em Mato Leitão foi divulgado na tarde da quarta-feira, 21, confirmando uma elevação no registro de casos da doença nesta semana.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado de testes que apontaram 12 novos casos e outras 10 pessoas aguardando resultado de teste, além de 12 casos ativos neste momento. A oscilação da pandemia (semana passada com poucos registros) mostra a necessidade de manter os cuidados com a higiene das mãos (álcool gel), evitar aglomerações e seguir usando a máscara de proteção individual.
INTERVALO
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) acatou pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para retorno do intervalo de 12 semanas na vacinação Covid-19. A proposta da SES era manter a aplicação das segundas doses da Astrazeneca e Pfizer no período entre 10 e 12 semanas para ampliar a cobertura vacinal da população e reforçar a proteção contra novas variantes.
O Cosems, no entanto, diante de recomendação do Ministério da Saúde pela manutenção das 12 semanas, em função de que a alteração poderia provocar falta de D2 (segunda aplicação) para os esquemas já iniciados (tendo em vista que o envio de vacinas aos Estados considera o intervalo de 12 semanas), solicitou que a antecipação do intervalo ficasse restrita ao lote de Astrazeneca que o Estado tinha em estoque, já distribuído aos municípios.
ADOLESCENTES
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou na quarta-feira (21/7) um informe técnico de referência aos municípios sobre a vacinação de adolescentes dos 12 aos 17 anos portadores de comorbidades na campanha da Covid-19. Esse público teve a autorização por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso do imunizante da Pfizer.
Recomendações clínicas para a vacinação: obesidade; asma; doenças congênitas (raras, genéticas e/ou autoimunes); doenças hematológicas; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas; doenças endocrinológicas.
MATO LEITÃO (21/07)
– 876 casos positivos
856 pessoas curadas
12 casos ativos
00 pacientes UPA
00 pacientes UTI
00 ALA Covid
08 óbitos
– 878 testes rápidos
– 959 testes PCR
– 99 antígenos realizados
– 26 antígenos positivos
– 10 pessoas aguardando testes ou coleta de material para análise