Mato Leitão realizou nesta quinta-feira à tarde, dia 19, a oitava edição da Conferência Municipal da Assistência Social com o tema ‘Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’.
O encontro com diversos representantes da sociedade, especialmente de grupos atendidos no Cras teve como palestrante a assistente social Fátima Luciane Leal Machado. A profissional com 22 anos de experiência atua em Lajeado. “Percebo que cada vez mais os usuários participando dos debates. Temos que pensar a nossa realidade para melhorar o serviço prestado. A ideia principal é sempre qualificar a Assistência Social que é atualmente uma política pública”, disse.
A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social presidida por Rudinei Pinheiro Medeiros, técnico da Emater local. Acompanharam os debates o prefeito Carlos Alberto Bohn e o secretário da Assistência Social, Elton Uhllmann. Lucélia de Oliveira representou oficialmente o grupo de usuários dos serviços do Cras em Mato Leitão.
Em função da pandemia coronavírus (Covid-19) o encontro teve número limitado de participantes que cumpriram todos os protocolos de sanidade e distanciamento social. “Mesmo com a pandemia, o trabalho aqui (Cras) não parou. Os profissionais tiveram que atuar de maneira diferente e com todos os cuidados para atender as famílias carentes. Aos poucos as atividades presenciais estão voltando”, disse Bohn.
DELEGADOS (conferência estadual)
Sociedade Civil
– titular: Alexandre Benites
– suplente: Lucélia de Oliveira
Governo local
– titular: Juliana Bonaldo
– suplente: Gilmar Salbego