Uma comitiva dos estados do Pará, Acre, Amapá e Amazonas visitou Mato Leitão na última sexta-feira, 10. O roteiro, que incluiu encontro com o prefeito Carlos Alberto Bohn, foi organizado pelo escritório local da Emater com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

Além de conhecer a cultura da erva-mate a comitiva recebeu diversas informações sobre políticas públicas de apoio aos agricultores. A recepção ocorreu na Câmara de Vereadores com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn e os técnicos da Emater, Claudiomiro Oliveira e Rudinei Pinheiro Medeiros. Em seus estados, os visitantes trabalham com produtos orgânicos, artesanato, cacau, peixes e ainda integram grupos sociais.

Mato Leitão oferece atualmente 16 ações públicas voltadas aos agricultores que atuam nas mais diversas áreas como criação de suínos, frangos, grãos, gado leiteiro, entre outros. A comitiva recebeu informações sobre assistência técnica, serviços em propriedades, comercialização e fiscalização de produtos, resíduos sólidos, grupos sociais e preservação do meio ambiente.

O grupo visitou a propriedade de Cyro Hackenhaar que, juntamente com o filho André, cultivam erva-mate na Vila Santo Antônio e o Paradouro Biomate, na RSC-453. No Rio Grande do Sul, a comitiva visitou os municípios de Picada Café, Gramado, Mato Leitão, Pantano Grande e Esteio (Expointer).