A votação da Consulta Popular começou hoje (22) e segue até 30 de novembro. A Prefeitura de Mato Leitão está empenhada em mobilizar os eleitores para apoiar demandas importantes para o município no pleito.
A secretária de Finanças e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) Marlise Viviane de Bittencourt destaca que os eleitores do Vale do Rio Pardo poderão escolher entre cinco projetos destinados à região. Instituída em 1998, a Consulta Popular é o instrumento pelo qual a população gaúcha define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Na edição 2021-2022, a votação será totalmente online, no endereço consultapopular.rs.gov.br e no site da prefeitura de Mato Leitão.
Dos cinco itens presentes na cédula da região, três interessam especialmente a Mato Leitão – os projetos 2, 3 e 4. A quantia de recursos disponíveis para a região através da Consulta Popular é de R$ 1.114.287,00. Entretanto, a secretária Marlise salienta que a opção 2, pelo que propõe, fortalecer e ampliar ações para produção primária de alimentos pela agricultura familiar. A qual envolve a destinação de recursos para estruturação da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil – Copromel como compra de materiais, equipamentos e capacitação dos produtores no Vale do Rio Pardo. Ela lembra que, para ter acesso aos recursos da demanda escolhida, o município precisa que ao menos 2% de seus eleitores participem da votação.

Marlise destaca a importância de a comunidade mato-leitoense votar na Consulta Popular. “Esse mecanismo permite à população indicar onde quer aplicar um percentual dos impostos que paga”, esclarece.

PROJETOS
1 – Ecoturismo – Trilhas ecológicas no Vale do Rio Pardo. A proposta envolve o mapeamento, abertura e sinalização de trilhas para fins de ecoturismo, caminhadas, ciclismo, etc.
2 – Fortalecer e ampliar ações para produção primária de alimentos pela agricultura familiar. A proposta envolve a destinação de recursos para estruturação da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil – Copromel como compra de materiais, equipamentos e capacitação dos produtores no Vale do Rio Pardo.
3 – Sinalização turística da malha viária do Vale do Rio Pardo. A proposta envolve aplicação de recursos na melhoria e ampliação da sinalização turística nas rodovias e acesso aos municípios na região do Vale do Rio Pardo.
4 – Fundo Garantidor – RS GARANTI. Projeto voltado a constituir um Fundo de aval enquanto garantia em operações de crédito, especialmente de micros e pequenos empreendedores em municípios do Vale do Rio Pardo.
5 – Correção do solo – A proposta envolve a destinação de recursos para implantação de práticas conservacionistas, aquisição de corretivos e adubo orgânico para recuperar a fertilidade do solo na região do Vale do Rio Pardo.