O governo do Estado prorrogou o período de votação da Consulta Popular 2021. Agora o prazo vai até 15 de dezembro. O voto pode ser realizado por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular.

O processo de votação começou em 22 de novembro. Instituída em 1998 pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes. A verba é distribuída de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

A região do Vale do Rio Pardo contará com o valor de R$ 1,1 milhão. Doze municípios, incluindo Mato Leitão, já alcançaram a meta de votação (2% de votos de acordo com seu colégio eleitoral). O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) segue com a mobilização para captar o maior número possível de votos na Cidade das Orquídeas. A presidente e secretária de Finanças. Marlise Viviane de Bittencourt, destaca o envolvimento das Agentes Comunitárias de Saúde, Secretaria de Educação, entre outros. Até o momento, Mato Leitão já conseguiu 450 votos.