O Rio Grande do Sul recebeu nesta quarta-feira (8) mais uma remessa de doses da vacina contra a Covid-19. Mato Leitão, conforme informações do governo estadual, vai receber 65 doses da Janssen, 42 da Pfizer para 1ª aplicação em adolescentes e 624 doses da Pfizer para reforço de pessoas a partir de 18 anos.
As 132.800 vacinas Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde serão distribuídas aos municípios que já receberam doses anteriormente. Os imunizantes devem ser usados na aplicação de reforço. A orientação do Ministério da Saúde é de que quem tomou a vacina em dose única receba o reforço da Janssen em um intervalo mínimo de dois meses e máximo de seis meses.
Diante do avanço da imunização da população, a partir desta semana também a distribuição das demais vacinas contra a Covid-19 será feita por demanda. As coordenadorias regionais de saúde (CRS) vão verificar a cada semana, nos municípios, o andamento das aplicações. O envio será feito conforme os pedidos, reduzindo a possibilidade de que os imunizantes percam a validade.
Além das vacinas da Janssen, 134.550 doses da Pfizer chegaram no mesmo voo desta quarta (8) e ficarão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).
Mato Leitão, através da UBS Central já aplicou mais de 8,2 mil doses na campanha contra a Covid-19 e 82% da população está com o esquema vacinal completo.