Em dois dias, Mato Leitão registrou oito novos casos de Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde volta a chamar a atenção da população para as medidas de prevenção.
Entre os dias 22 de dezembro e o fim da tarde de ontem (5), foram contabilizados na UBS Central 12 registros da doença. No intervalo de dois dias, terça-feira (4) e ontem, foram oito confirmações. Neste momento, Mato Leitão contabiliza 11 casos ativos Covid-19.
A enfermeira Luciane Salvalaggio Sebastiany informa que os pacientes diagnosticados neste período são jovens, acima de 14 anos, que têm histórico de viagens para a praia ou que participaram de festas recentemente. Os principais sintomas apresentados são febre, obstrução nasal, cansaço e dor no corpo. Todos estavam vacinados com, pelo menos, duas doses. “A vacina não impede que a pessoa se contamine, ela previne para que os sintomas não evoluam para um caso grave da doença”, disse.
VACINA
Cerca de 100 pessoas estão com o esquema vacinal em atraso. A coordenadora das Imunizações e da Epidemiologia, Kátia, Heinen, alerta para a baixa procura pela aplicação da segunda dose contra a Covid-19, principalmente entre jovens de 18 a 25 anos. “É feita uma procura ativa nominal, com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, e realizamos diversas ações para aplicar as doses, com atendimento em horários especiais. O público mais jovem precisa procurar pela segunda dose, porque são eles que circulam mais”, disse.
Fonte: Folha de mato Leitão
NÚMEROS (5 de janeiro)
– 915 casos confirmados
11 casos ativos
– 896 pessoas curadas
– 2.028 testes
1.127 PCR
901 rápidos
– 00 pessoas aguardando teste ou coleta de material para análise