O número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em razão da estiagem subiu para 332, segundo dados da Defesa Civil estadual. O volume corresponde a mais de 65 % – quase dois terços do total.
Até o momento, 199 decretos foram homologados pelo governo do Rio Grande do Sul e 76 reconhecidos pela União. Mato Leitão, através do prefeito Carlos Alberto Bohn, decretou Situação de Emergência em 30 de dezembro, sendo que a documentação com laudos técnicos seguem em análise.
O governo estadual reforça que as prefeituras interessadas em escavação de microaçudes e perfuração de poços artesianos devem solicitar o serviço à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural até a próxima segunda-feira, dia 24.
A secretária Silvana Covatti destaca que todos os municípios que manifestarem interesse receberão microaçude e poço, visando ao atendimento, em especial, das comunidades rurais que mais sofrem com escassez de recursos hídricos. A Prefeitura de Mato Leitão, em parceria com a Emater, está se habilitando nos programas estaduais.