Mato Leitão sediou neste domingo (13) um evento especial em comemoração aos 60 anos da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO). A programação foi desenvolvida na Seubv numa promoção do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) com o apoio da Prefeitura Mato Leitão/30 Anos.

A principal atividade foi a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha para a Federação Gaúcha de Orquidófilos, a maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A medalha é destinada a pessoas ou entidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Sul.

A entrega foi realizada pela deputada estadual, Zilá Breitenbach (PSDB) autora do projeto de lei que considera Mato Leitão a Cidade das Orquídeas. O objetivo é reconhecer e comemorar as seis décadas de atividades da entidade. A deputada destacou as exposições e a importância, tanto econômica como social, que elas possuem. “Anualmente acontecem 50 exposições em diferentes localidades do nosso Estado, e somente em vendas de orquídeas nestas exposições oficiais são movimentados R$ 6 milhões ao ano. Assim a Federação, e todos que fazem parte desta história e se dedicam a cultivar este belo exemplar, merecem esta homenagem”, destacou. Fotos Folha do Mate