Mato Leitão voltou registrar casos positivos da Covid-19. Nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde, confirmou três novos registros da doença.
O município não registrava casos ativos desde 6 de setembro. O primeiro registro da doença na Cidade das Orquídeas ocorreu em 8 de maio de 2020 e, neste momento, o total de casos chega a 1.613. As recomendações das autoridades sanitárias são de estar em dia com a vacina e manter os cuidados e medidas não-farmacológicas, como uso de máscara em caso de sintomas gripais, álcool gel para higienizar as mãos, entre outros.
ESTADO
O Gabinete de Crise do governo estadual demonstrou preocupação após a identificação de duas subvariantes do coronavírus com alta possibilidade de transmissão, a BQ.1 e BE.9, mas não verificou necessidade de emitir avisos ou alertas.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que os números de casos positivos, acumulados em sete dias, triplicaram no RS, passando de um pouco mais de 1 mil, no início de novembro, para os atuais 4,6 mil. As internações clínicas aumentaram de 78 para 181, e nas UTIs a elevação de internações foi menor, de 20 para 36 casos.