O governo Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (flecha) fechou o ano fiscal de 2022 com um superávit de R$ 7.752.790,70 em recursos livres.
A secretária de Finanças, Marlise Viviane de Bittencourt, destaca que esse resultado foi obtido em razão do bom desempenho de algumas receitas, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), emendas parlamentares e parcerias com o Governo do Estado para a realização de investimentos.
Além disso, ela ressalta o controle rigoroso de gastos e a gestão responsável dos recursos financeiros. “A utilização deste superávit ainda não está inclusa no orçamento de 2023 e será utilizada, em grande parte, para investimentos nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, agricultura e geração de emprego e renda”, destaca. Conforme já havia sido divulgado pelo Executivo da Cidade das Orquídeas em dezembro de 2022, o orçamento previsto para este ano é de R$ 36 milhões.
De acordo com Marlise, a apuração do saldo do superávit considera o saldo líquido nas contas do recurso livre, já descontados todos os valores comprometidos com restos a pagar inscritos para o próximo exercício. “Esse superávit representa a continuação da prestação de serviços públicos de qualidade à população em todas as áreas”, salienta.
O prefeito Carlos Alberto Bohn enfatiza que a situação financeira do município está equilibrada e que a Prefeitura vai seguir trabalhando com cautela na utilização desses recursos, como foi feito até agora. “Queremos manter o funcionamento da máquina pública em todas as áreas e fazer investimentos com a margem que temos naquilo que é prioridade. Ao mesmo tempo, seguiremos buscando recursos através de projetos do Governo do Estado, Governo Federal e de emendas parlamentares”, afirma. (Folha do Mate)