Em audiência pública, na última quinta-feira (16), a Prefeitura apresentou relatórios de prestação de contas e dos serviços oferecidos à população na Secretaria Municipal da Saúde, relativo ao ano de 2022.

As informações foram divulgadas pela secretária de Finanças, Marlise Viviane de Bittencourt, durante encontro na Câmara de Vereadores (coordenação da presidente Marcela Machry Eggers (PDT). Por lei, os Municípios são obrigados a aplicar no mínimo 15% da arrecadação de impostos em ações e serviços públicos de saúde, a cada ano.

Em 2022, conforme relato da secretária, Mato Leitão alcançou o índice de 18,22%. O relatório aponta que mais 20,3 mil pessoas foram atendidas na Secretaria da Saúde. Outro destaque é na Farmácia Básica Municipal, anexo a UBS Central, que prestou 27,7 mil atendimentos.

ALGUNS NÚMEROS

– Agentes Comunitárias de Saúde: 12,8 mil visitas na região da UBS Central

5,4 mil visitas na área da UBS Santo Antônio

– Sala da Vacinas: mais de 2 mil doses aplicadas

– Laboratório: 28.964 exames

– Câncer: 30 novos casos em 2022, sendo 7 nos últimos quatro meses

– Transporte de pacientes: diversas cidades da região e Estado como Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Vera Cruz, Cachoeira do Sul.

MUTIRÃO

No segundo semestre do ano passado, a Saúde organizou um novo mutirão de exames preventivos de mamografia. Com o objetivo de zerar a fila de espera, a iniciativa efetivou 289 exames, investimento com recursos próprios da Prefeitura.