Desde a semana passada o número de casos positivos de dengue dobrou em Mato Leitão. Atualização divulgada hoje (9) pela Secretaria Municipal da Saúde confirma 12 casos.
As frequentes chuvas e altas temperaturas contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os novos casos estão sendo notificados tanto na cidade como em localidades do interior e, pelo menos 2 casos, já são considerados ‘importados’. Entre os pacientes, na atual atualização, estão crianças e idosos.
Os profissionais da Saúde alertam que as pessoas devem, assim que perceberem algum sintoma suspeito, procurar as UBSs (Centro e Santo Antônio) imediatamente. A demora em procurar auxílio médico, em alguns casos, pode agravar a situação aumentando em muito o risco de morte. Todos pacientes, conforme informação da Secretaria Municipal da Saúde, estão com acompanhamento médico.
Por outro lado, a Vigilância Sanitária com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde mantém o trabalho de vistoria em terrenos para localizar e eliminar possíveis focos do mosquito. Também estão sendo desenvolvidas atividades especiais com estudantes para conscientização sobre os riscos da dengue.
MOSQUITO
– O Aedes aegypti é menor que o mosquito comum; é escuro e rajado de branco; só pica as pessoas durante o dia; a fêmea fixa seus ovos nas bordas de recipientes com água parada.
SINTOMAS DA DENGUE
– febre alta repentina
– dor nos olhos e dor de cabeça
– dor nas juntas e nos músculos
– manchas avermelhadas pelo corpo
– falta de apetite e sensação de fraqueza
– em alguns casos, pode ocorrer sangramento de nariz gengivas
PREVENÇÃO
– guardar pneus velhos sob abrigos
– fechar caixas d’água, tonéis e latões
– manter a piscina tratada o ano inteiro
– colocar areia nos cacos de vidros dos muros
– limpe com escovação os bebedouros de animais
– não acumule água nos pratos dos vasos de plantas (colocar areia)
– colocar embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada
– guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo
– mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
NÚMEROS
– 57 notificações
– 12 casos positivos
– 38 casos descartados
– 07 casos aguardando resultado de teste