Os projetos estruturais das duas novas pontes sobre o Arroio Sampaio, na divisa com Cruzeiro do Sul e que foram destruídas na enchente histórica de abril, estão concluídos. A reconstrução se dará em parceria com o município vizinho.

A Prefeitura de Mato Leitão, conforme explica o prefeito Carlos Alberto Bohn, assumiu o compromisso de elaborar os projetos, realizar soldagem do terreno (Ponte Passo Fundo) e ainda auxiliar na execução das obras. “É mais um passo importante que foi dado, considerando que o valor já está assegurado pelo governo federal. Resta agora aguardar a análise técnica que permitirá ao Município de Cruzeiro do Sul proceder a contratação e efetiva execução das obras, que se espera possa ser o mais rápido possível”, afirmou Bohn.

A parte burocrática e tramitação de documentos junto ao governo federal além da licitação e contratação da empresa responsável pelas obras será realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por conta do decreto de Calamidade Pública. O plano de trabalho envolve também a reconstrução de uma terceira ponte no Arroio Sampaio, em Linha Nova. Essa ponte, no território de Cruzeiro do Sul, é responsabilidade do município vizinho.

Ainda em maio, o governo federal garantiu recursos para as novas pontes, através de um empenho de R$ 2.831.200,00, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O custo estimado para reconstruir as duas pontes na divisa entre Mato Leitão e Cruzeiro do Sul está estimado em cerca de R$ 1,9 milhão.

DETALHES

 – Ponte de Ferro: estrutura com cabeceiras 38,51m (vão de 31m) de comprimento

                              05 metros largura

                              estrutura será mais alta, com aproveitamento do pilar central (será mais alto)

                              custo estimado em R$ 700 mil

– Ponte Passo Fundo: estrutura com cabeceiras 50,35m (vão de 43,35m) de comprimento

                                     10 metros de largura

                                     estrutura mais alta e com vãos distanciados para melhorar vazão da água e evitar que entulhos fiquem presos nos pilares

                                     custo estimado em R$ 1,2 milhão