O prefeito Arly Stöhr (Flecha) recebeu nesta segunda-feira, dia 6, o relatório de atividades desenvolvidas pela equipe da Emater/Ascar em Mato Leitão, durante o ano de 2024. A reunião, no Centro Administrativo, foi acompanhada pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Devanir José Heinen.

As informações relativas ao trabalho desenvolvido nos últimos 12 meses foram detalhadas pelo chefe do escritório municipal Rudinei Pinheiro Medeiros, juntamente com o extensionista rural Francis Copetti. A Emater/Ascar atua nos 497 municípios do Rio Grande do Sul e, em Mato Leitão, o atendimento ocorre no Centro Administrativo (primeiro pavimento) junto à Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

No ano passado, a equipe local realizou 971 atendimentos (195 famílias) pela Assistência Técnica, Extensão Rural e Social (Aters) em 12 localidades. O relatório aponta como atividades prioritárias o desenvolvimento da bovinocultura leiteira, conservação do solo, ações nas culturas do milho e aipim, apoio aos agricultores no acesso ao crédito rural.

O trabalho dos técnicos, no último ano, foi desenvolvido em parceria com as secretarias municipais da Agricultura, Obras, Educação e Assistência Social, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e outros órgãos. Alguns trabalhos: construção de açudes e cisternas (parceria Estado), confecção de 57 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) e 100 projetos de crédito rural, cursos de Boas Práticas de Pulverização de Defensivos e implantação da Nota Fiscal Eletrônica.

Para este ano, o planejamento da Emater é de atender até 350 famílias que trabalham com gado de leite, aipim, avicultura colonial, agroindústrias, erva-mate, fruticultura, milho, trigo, soja, entre outras.