O recolhimento de lixo em Mato Leitão, no perímetro urbano e localidades do interior, foi pauta de uma reunião no gabinete do prefeito Arly Stöhr (Flecha), no Centro Administrativo Municipal.
Melhorias na prestação do serviço, realizado em quatro dias todas as semanas, foram debatidos com o representante da empresa Transporte Serviços do Vale (TSV), de Progresso, responsável pelo recolhimento do lixo (licitação pública). Além do prefeito, participaram do encontro o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Devanir José Heinen, Assessor Jurídico Ricardo Haas e Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Angélica Scheibler.
Nas últimas semanas, moradores relataram problemas no recolhimento, situação que motivou a realização da reunião. Dificuldades na logística dos caminhões pelo Vale do Taquari (queda da ponte na RS-130 entre Lajeado e Arroio do Meio) e problemas com mão de obra (funcionários) estão prejudicando neste momento o andamento do trabalho no município.
COLETA
- perímetro urbano
– recolhimento normal de resíduos (coleta convencional) ocorre 02 (duas) vezes por semana, nas segundas-feiras (tarde) e sábados (manhã com início às 7h).
– recolhimento do lixo reciclável (coleta seletiva) sempre nas quintas-feiras (manhã).
- Interior
– recolhimento normal de resíduos (coleta convencional) e o recolhimento de lixo reciclável (coleta seletiva) é realizado todas as quartas-feiras (parte da tarde).
ATENÇÃO
A população conta também com um ponto fixo para descarte de materiais, através de containers instalados defronte a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, na Rua Arnaldo Bourscheidt, número 1.221.
Os containers, identificados com cores diferentes, podem ser utilizados a qualquer momento. O compartimento de cor LARANJA é para equipamentos eletrônicos; VERDE para qualquer tipo de vidro e AZUL para papel e papelão.
A Prefeitura, através do Setor de Meio Ambiente, chama a atenção para que as pessoas não utilizem esse ponto fixo para descarte de lixo convencional que já conta com serviço de recolhimento em dias fixos.