A Secretaria Municipal da Saúde comunica que a vacina contra a Dengue está disponível na UBS Central. Devem ser imunizadas crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A vacinação pode ser feita diariamente na Sala de Vacinas. Essa faixa etária (10 a 14 anos) apresenta maior risco de agravamento e de hospitalizações. A Secretaria da Saúde alerta também os pais quanto ao período correto da aplicação da segunda dose da vacina contra a Dengue (vacinação só terá eficácia com as duas doses).
Em janeiro, Mato Leitão já notificou seis casos suspeitos de Dengue. Quatro situações foram descartadas e duas ainda estão em investigação.
MOSQUITO
É fundamental a contribuição de todos para inibir ao máximo a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.
Para controlar o mosquito, é preciso eliminar os focos de água parada, onde o inseto se reproduz. Também é importante usar repelentes e mosquiteiros para se proteger das picadas. Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue.
DICAS
- Tampar caixas d’água, ralos e pias
- Limpar bebedouros de animais de estimação
- Descartar pneus velhos
- Limpar a bandeja externa da geladeira e do ar-condicionado
- Limpar calhas e lajes
- Colocar areia nos vasos de plantas
- Limpar as bordas de recipientes, como vasilhas de água e comida de animais
- Manter limpas as piscinas