O governo do Estado anunciou oficialmente, em janeiro, os municípios contemplados no programa Desassorear RS que prevê serviços de limpeza em rios e arroios. Mato Leitão, que teve projeto aprovado, receberá R$ 741 mil.

Os trabalhos, através de empresa contratada pelo Estado, serão realizados ao longo do Arroio Sampaio, que faz divisa com os municípios de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul. Em dez pontos diferentes, a ideia da Prefeitura é retirar cerca de 11 mil metros cúbicos de cascalho. O desassoreamento do arroio é um processo de remoção de sedimentos, detritos e materiais orgânicos acumulados no leito. Essa prática é realizada com o objetivo de melhorar o fluxo de água e prevenir enchentes.

O trabalho será implementado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), juntamente com as gestões municipais, que contarão com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado, buscando promover mais segurança, estabilidade e resiliência a alagamentos.

PONTOS ARROIO SAMPAIO (referência)

– Ponte Passo Fundo

– Sampaio Baixo, fundos propriedade de Léo Klein

– Ponte de Ferro

– Britador

– Sampaio, fundos propriedade de Valmir Nyeland

– Sampaio, fundos propriedade de Lauro Lermen

– Sampaio, proximidades da ponte divisa com Cruzeiro do Sul

– Sampaio, fundos da olaria

– Sampaio, ponte nas proximidades da Assoessa

– Sampaio, fundos propriedade Vandir Scheibler