A Secretaria Municipal da Assistência Social e CRAS informam que o sistema do Cadastro Único ficará indisponível no período entre os dias 1º e 20 de março para atualização.
O Governo Federal confirmou que o sistema passará por mudanças. A reforma coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) trará mais segurança, eficiência no combate às fraudes, maior integração com outras bases de dados do Governo Federal, agilidade e otimização dos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão.
A mudança não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios. A ideia é automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. Integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizadas, poderão ser feitas em poucos dias, por meio de processos automatizados e rotineiros. O novo sistema também contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento, com o objetivo de garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes.
MUNICÍPIO
O coordenador do Cadastro Único em Mato Leitão, Jelson Luiz Pereira Machado e a Assistente Social Juliana Bonaldo, realizaram reunião com as Agentes Comunitárias de Saúde para divulgar ações de fortalecimento das informações do sistema, assim como o Programa RS Qualificação, que estão com inscrições abertas para o Curso de Operador de Caixa.
Jelson Machado explicou a importância do sistema possuir informações atualizadas, facilitando a gestão dos entes governamentais para criação de políticas públicas, como também para que a população, que realmente necessita, tenha acesso aos programas sociais existentes.
PORTAL DE GESTÃO MODERNIZADO
– Incorporações de Informações de nascimento, óbitos, casamentos e divórcios;
– Integração com base de dado do Sistema Único de Saúde (SUS), Receita Federal, Previdência Social, Carteira de Identidade Nacional e outros;
– Formulário disponibilizado de forma offline para dispositivos móveis para a coleta de dados em áreas sem internet, por exemplo;
– Plataforma de capacitação EAD para os operadores e entrevistadores do cadastro;
Sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraudes;
– Processamento automático dos dados, a partir do CPF.
OBJETIVOS
– mais segurança;
– identificação das informações dos cidadãos em outros registros administrativos;
– identificação de informações já no processo de inclusão e atualização cadastral;
– diminuição da sobrecarga dos municípios nos processos de atualização cadastral;
– diminuição da necessidade de o cidadão ir várias vezes aos postos de atendimento;
– garantia do acesso do cidadão às políticas públicas.
O QUE É
O Cadastro Único é um registro público eletrônico com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações para a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda, para acesso aos programas sociais, entre eles o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).