Começou na última terça-feira (1º de abril) e vai até 30 de junho o prazo para a Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul referente ao ano de 2025. Todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais devem fazer a declaração.

A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, abelhas, entre outros.

Em Mato Leitão, a previsão é de sejam encaminhadas 331 declarações. Em nível de Estado, a expectativa é para 361 mil declarações neste ano.

A declaração pode ser feita diretamente pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online, através de formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária. Informações na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, junto ao Centro Administrativo Municipal.

MILHO

A Secretaria Municipal da Agricultura informa que agricultores já podem encaminhar o pagamento das sementes de milho do Programa Troca-Troca. O prazo final vai até o final deste mês de abril.