No último sábado, dia 10, monitores da rede municipal de ensino participaram do primeiro encontro do curso de extensão oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para profissionais de apoio à inclusão.
O curso é de 60 horas presenciais, com encontros aos sábados, manhã e tarde, entre os meses de maio e junho. A qualificação abordará aspectos históricos, conceituais e dispositivos legais, ações do fazer cotidiano: comunicação e locomoção, saúde do aluno e aspectos pedagógicos.
O curso foi ofertado aos profissionais atuantes na rede municipal de ensino pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto considerando auxílio transporte e alimentação. A formação pedagógica, seja inicial ou continuada, é fundamental para a qualidade da educação. Ela capacita os educadores a utilizar metodologias eficazes, a desenvolver habilidades importantes como empatia e comunicação, e a aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Ao investir na formação pedagógica, o objetivo maior da Administração através da Secretaria Municipal de Educação, é contribuir na qualidade do ensino, promover o engajamento do corpo docente e, consequentemente, impactar positivamente no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes.