A enfermeira Lurdes Canônica é a responsável pela ‘saúde do trabalhador’ em Mato Leitão, juntamente com a técnica de enfermagem Jordana Heinen que participa dos cuidados dos grupos e oficinas de saúde mental.

As profissionais atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio. A saúde do trabalhador engloba um conjunto de práticas, políticas e medidas que visam assegurar a integridade física, mental e social dos indivíduos no ambiente de trabalho. Além de reduzir o risco de acidentes e doenças ocupacionais e, consequentemente, diminuir os afastamentos.

A baixa qualidade da saúde mental no trabalho é um problema bem conhecido atualmente. Excesso de demandas, grande volume de cobranças, desgaste físico e mental, envolvimento emocional e outras questões acabam causando diversos transtornos de ordem psicológica. Dessa forma, é muito comum resultar em estresse, ansiedade e depressão, sem falar na já conhecida Síndrome de Burnout.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as principais causas de faltas ao trabalho em todo o mundo estão os transtornos mentais. A saúde mental no trabalho é crucial tanto para o bem-estar do funcionário quanto para o sucesso da organização.

Um ambiente de trabalho saudável, que prioriza a saúde mental, promove maior produtividade, engajamento, criatividade e reduz o absenteísmo e a rotatividade. Além disso, a saúde mental no trabalho está diretamente ligada à qualidade de vida do profissional, impactando suas relações pessoais e seu desempenho em outras áreas da vida.

A empresa pode criar um plano de ação para auxiliar os colaboradores, com problemas mentais, assim como, manter um canal ativo com feedbacks, manter apoio a eles, treinar seus líderes e por fim, oferecer benefícios. Ainda assim, há relatos de pacientes da saúde mental, sobre a importância do trabalho na melhora da saúde mental dos mesmos.

NORMATIVA

Neste ano, foi anunciada a Norma Regulamentadora (NR1) Saúde Mental nas empresas brasileiras.

A medida visa a implementação de medidas para proteger a saúde mental dos trabalhadores. Essa norma de adaptação nas empresas entrará m vigor a partir de maio de 2026. Em média, a cada mês, são registrados em Mato Leitão 10 casos envolvendo situações com a saúde do trabalhador. Os casos mais comuns são de pequenos cortes, mau jeito no corpo e uso excessivo de medicamentos (tendência de suicídio).