O CTG Querência da Mata, com o apoio da Prefeitura Mato Leitão, vai realizar novamente a cavalgada da centelha da Chama Crioula. A geração e distribuição acontecerá em Caxias do Sul, nos dias 15 e 16 de agosto.

O percurso neste ano será de 200 quilômetros passando por Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Colinas e Lajeado. Os tradicionalistas locais participarão da denominada Cavalgada da Integração envolvendo ainda cavalarianos dos CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco, ambos de Venâncio Aires.

A saída da comitiva para Caxias do Sul está marcada para a próxima sexta-feira, dia 15 de agosto. O ato de distribuição da centelha será no dia seguinte, sábado, dia 16, quando também haverá um desfile pelo centro da cidade. O início da cavalhada, com saída da Festa da Uva, está previsto para domingo, dia 17.

A comitiva vai chegar em Mato Leitão na quinta-feira, dia 21 de agosto, no Parque Municipal de Eventos, na Vila Santo Antônio. Nos dias seguintes, os cavalarianos se deslocam até Venâncio Aires, sedes dos CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco. A cavalgada será integrada por 20 cavalarianos, sendo 15 do CTG Querência da Mata, além de equipe de apoio. Essa será a 76ª edição da geração e distribuição da Chama Crioula, que abre as atividades da Semana Farroupilha.