A Cavalgada da Integração, envolvendo tradicionalistas dos CTGs Querência da Mata de Mato Leitão, Chaleira Preta e Lenço Branco (ambos de Venâncio Aires), iniciou neste domingo (17) o percurso de 200 km com a centelha da Chama Crioula.
A chegada em Mato Leitão está marcada para a quinta-feira à tarde, dia 21. Os tradicionalistas participaram no final de semana da geração e distribuição da Chama Crioula 2025, em Caxias do Sul. A atividade contou com a presença do governador Eduardo Leite e cerca de 1,5 mil cavaleiros representantes das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs). As comitivas partem agora em cavalgadas distribuindo a centelha da chama para todos os CTGs do Rio Grande do Sul.
Reconhecida oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, a Chama Crioula é um dos símbolos mais significativos da identidade gaúcha. Sua primeira geração ocorreu em 7 de setembro de 1947, quando um grupo de jovens tradicionalistas, liderado por Paixão Côrtes, retirou uma centelha da Pira da Pátria, em Porto Alegre.
Em 2025, o tema escolhido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas é “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. A escolha do tema destaca o papel da mídia na preservação e valorização das tradições regionais.
A Cavalgada da Integração será integrada por 20 cavalarianos, sendo 15 do CTG Querência da Mata, além de equipe de apoio. O percurso de 200 quilômetros passará por Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Colinas e Lajeado.