Um grupo de associadas do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) realizou nesta segunda-feira (18) o plantio de orquídeas no Jardim das Orquídeas, junto ao Centro Administrativo Municipal.
O trabalho voluntário, com a doação de mudas e plantio, se deu com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito. O Jardim das Orquídeas foi estruturado numa área de mais de 3,9 mil metros quadrados, defronte a sede do Executivo. Uma próxima etapa prevê a instalação da escultura homenageando a flor símbolo de Mato Leitão.
Mato Leitão é considerada a ‘Cidade das Orquídeas’ no Rio Grande do Sul desde 2009, através de lei estadual. O projeto de lei foi apresentado pela ex-deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB). A parlamentar indicou inclusive uma emenda parlamentar auxiliando a Prefeitura na estruturação do Jardim das Orquídeas.
O projeto consiste num conjunto de paisagismo, construção de esplanada, escadarias, muros, vias de circulação com pavimento superior, instalações elétricas e hidráulicas, obra de arte e ajardinamento.