A Agroindústria Energize Seu Lar, de Palanque Pequeno, conquistou reconhecimento estadual na Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, através de um projeto de produtos inovadores das agroindústrias familiares organizado pela Emater/Ascar.
A Energize Seu Lar, onde atuam o casal Adriano e Vera Schmitt juntamente com a filha Cláudia, apresentou uma fonte de bambu e madeira, elaborada com elementos exclusivamente da natureza. Ao todo, 11 produtos de agroindústrias do Estado foram apresentados para autoridades e público. “São produtos novos que foram criados a partir da criatividade de cada expositor. Desde o ano passado a Emater estimula aos expositores para criarem produtos que sejam inovadores no mercado e também abrimos essa vitrine de divulgação dentro da Feira da Agricultura Familiar na Oktoberfest”, disse Carlos Côrrea da Rosa, coordenador voluntário da Agroindústria Familiar da 40ª Oktoberfest.
Cláudia Schmitt ressalta a questão ambiental. “A nossa agroindústria, voltada ao artesanato rural, utiliza 80% da matéria-prima natural, retirada da natureza. Aproveitamos folhas secas, flores, madeira, pedras, entre outros materiais. Esse é o quarto ano consecutivo que participamos da festa em Santa Cruz do Sul, disse.
A Energize Seu Lar intensificou as atividades a partir da pandemia Covid-19 e já participou de diversas feiras em cidades como Lajeado, Venâncio Aires, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Marques de Souza, entre outras, além de eventos menores pela região. “Minha mãe sempre trabalhou com artesanato, o pai é aposentado da Prefeitura e eu comecei a partir de 2020. Cada um é responsável por uma parte das produções”, comentou. Até o final deste ano, a agroindústria já confirmou presença em feiras de Sinimbu e Agroindústria Familiar de Santa Cruz do Sul.
A agroindústria trabalha com diversos produtos como fontes de bambu, guirlandas de portas, placas de bem-vindo, porta incenso com pedras e imagens de Nossa Senhora Aparecida e místicas, entre outros.