O prefeito Arly Stöhr (Flecha) assinou nesta quarta-feira, dia 22, termo de cooperação com o governo do Estado para recuperação de estradas. O programa Horas-máquina será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).

Outros 16 municípios também assinaram a cooperação numa solenidade no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O governo estadual vem trabalhando desde maio de 2024 no auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas, com foco na abertura de estradas, terraplanagem para a construção de habitações, limpeza de terrenos e reestruturação de cabeceiras de pontes.

O titular da Sedur, Marcelo Caumo, afirmou que o Horas-máquina é um dos programas mais demandados pelos prefeitos na Secretaria. “O governador Eduardo Leite aprovou e a gente levou o Horas-máquinas ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Hoje a gente inicia uma nova etapa de 92 municípios que serão contemplados e vocês são os primeiros”, relatou.

O programa integra o Plano Rio Grande, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. O Horas-máquina também contempla serviços de movimentação de terra; execução e manutenção de pequenos trevos de acesso das vias municipais às rodovias estaduais; manutenção de pequenas barragens, pontes, pontilhões e bueiros; além dos serviços de desassoreamento de rios, riachos e córregos de água. Os municípios ficam responsáveis pela gestão e fiscalização dos trabalhos.

Mato Leitão será contemplado com 1.235 horas-máquinas para atender cerca de 4,8 quilômetros. O trabalho envolverá caminhões, escavadeiras, patrolas, pás carregadeiras, retroescavadeiras, rolo compactador e trator de esteiras. O Gestor de Governança, Carlos Alberto Bohn, acompanhou o prefeito na assinatura do termo de cooperação com o Estado.