Durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), nesta quarta-feira (12), o secretário da Agricultura Devanir José Heinen confirmou um curso para auxiliar agricultores na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
A capacitação, com apoio da Emater/Ascar, ocorrerá em 4 de dezembro no Auditório do Centro Administrativo Municipal. A emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passará a ser obrigatória para todos os produtores rurais a partir de 5 de janeiro de 2026, independentemente do seu faturamento.
Devanir Heinen, que também preside o Comder, alertou para que todos os agricultores interessados em receber orientações façam o quanto antes a inscrição na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. A reunião do conselho aconteceu na Cancha do Guido, Arroio Bonito, e contou com a presença do prefeito Arly Stöhr (Flecha) e vice Luciano André Vargas.
APOIO
O Governo do Estado confirmou, nas últimas semanas, novos projetos de apoio ao setor primário de Mato Leitão. Além da cedência de uma retroescavadeira, Município foi contemplado com horas-máquina e caminhões para manutenção e recuperação de estradas.
O prefeito e o secretário destacaram o importante apoio (resultado de muitos contatos e articulação política) recebido especialmente pela Secretaria Estadual da Agricultura para ampliar e melhorar as ações beneficiando os produtores rurais.

PALESTRA
O encontro em Arroio Bonito teve também palestra com o engenheiro agrônomo Jonis Gelain, parceria Arla Cooperativa e Bayer. O tema principal tratou do ‘Manejo de Pragas e Doenças na Cultura da Soja’.
A cultura de milho, e seus avanços nos últimos anos, também recebeu atenção durante a palestra. Natural de Rondinha, o engenheiro agrônomo classificou a reunião como uma troca de informações e experiências com os agricultores.


