Desde novembro do ano passado, a retroescavadeira cedida pelo Estado já realizou mais de 370 horas-máquinas nas propriedades rurais de Mato Leitão. O equipamento, que integra a Patrulha Agrícola, é usado exclusivamente para serviços em apoio ao setor primário.

A retroescavadeira LiuGong foi cedida pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação pelo período de 48 meses. O aproveitamento da máquina para os mais diversos serviços em propriedades rurais é coordenado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, chefiado pelo secretário Devanir José Heinen.

Em média, por semana, explica o secretário, a retroescavadeira realiza serviços em 10 propriedades. “A máquina é usada nos pedidos de fechamento de silos, melhorias em acessos, limpeza de valas, açudagem, entre outros. É preciso destacar e agradecer o apoio do secretário Edivilson Brum que atendeu a solicitação do Município. O setor primário é importantíssimo para nossa economia”, disse Devanir Heinen.

MILHO

Ao acompanhar o trabalho da retroescavadeira na propriedade de Darci Abreu, em Linha Conceição, o secretário conferiu a produção de milho em outro programa municipal, igualmente em parceria do Estado.

No ‘Milho 100%’ o agricultor retirou sementes que foram plantadas em setembro do ano passado. Darci Abreu comenta que a rentabilidade vai ser boa, apesar de alguns problemas com o clima. A Secretaria Municipal da Agricultura informa que 106 agricultores retiraram sementes de milho no ano passado, no programa Milho 100%, total de 294 sacos.