Cerca de 100 agricultores ainda não encaminharam a Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul. O prazo se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de junho.

A declaração pode ser feita no Escritório de Defesa Animal (EDA), que funciona junto a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente ou pela internet, por meio da plataforma Produtor Online. O agricultor deverá apresentar senha e relação de animais na propriedade.

Para este ano, a expectativa da Inspetoria de Defesa Agropecuária é de 322 declarações em Mato Leitão e, até o momento, foram entregues 216, índice de 67%. A obrigação das declarações abrange todas as espécies independentemente de a criação ter fins comerciais ou apenas de consumo próprio. A declaração atualiza dados sobre bovinos, suínos, aves, abelhas, entre outros, sendo muito importante para o controle de doenças, segurança da produção pecuária e para evitar o bloqueio de movimentação animal.

O agricultor que não faz a declaração está sujeito a multas, bloqueio da ficha de produtor o que impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).