Na quarta-feira à tarde, dia 3, o prefeito Carlos Alberto Bohn esteve reunido com integrantes da Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot) que mantém instituições em Santa Cruz do Sul e Lajeado.
A assistente social Cristiane Couto e o assessor de comunicação Diego Dettenborn, durante encontro com o Chefe do Executivo, divulgaram ações da entidade beneficente (sem fins lucrativos) que presta assistência gratuita a pessoas que estejam enfrentando o câncer ou tenham passado por transplante. Em Santa Cruz do Sul a Aapot (casa de hospedagem e apoio) funciona na Avenida Euclides Kliemann, 1.793 e, em Lajeado, na Rua Santos Filho, 338. Em média, a cada mês, cada instituição atende cerca de 30 pessoas.
CÂNCER PELE
É o câncer mais frequente no mundo e Brasil. Ele ocorrer quando as células da pele se multiplicam sem controle. Pode ser classificado como: melanoma (mais raro e pode levar à morte); não melanoma (mais frequente e menos grave, porém pode causar deformações no corpo). Ambos têm cura se descobertos logo no início.
Como prevenir: evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro solar com fator de proteção 15; procurar lugares com sombra; usar proteção adequada (roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros).
AUXÍLIO
Medicação; suplementação alimentar; fraldas; cesta básica; atendimento com assistente social; orientação jurídica; empréstimo de cadeira de rodas, colchões e muletas.
CASA
Ampla infraestrutura; hospedagem e alimentação para o paciente e acompanhante; transporte de pacientes no trajeto hospital/casa de hospedagem, sempre que for necessário para o paciente; atividades ocupacionais com oficinas de artesanato, reiki, massagem relaxante, dia da beleza, horta terapêutica, entre outras.
SEJA COLABORADOR
Ajude na divulgação do trabalho da Aapot; contribua com doação de alimentos, utensílios domésticos; seja voluntário realizando atividades que promovam a socialização dos pacientes e familiares atendidos pela entidade; doação espontânea através de depósito bancário ou coleta a domicílio.