Uma das pautas debatidas na reunião de secretários que aconteceu na manhã de hoje, 8 de janeiro, foi a aprovação do Projeto de Lei encaminhado à Câmara de Vereadores que tinha por objetivo autorizar a Administração Municipal a adquirir financiamento no Banco Regional de Desenvolvimento Rural (BRDE). O objetivo deste financiamento é captar recursos que serão destinados a obras de pavimentação asfáltica na cidade e no interior. O projeto foi aprovado pelo Legislativo durante a primeira sessão do ano que aconteceu na última terça-feira, 5 de janeiro.

Carmen relatou que a ideia é pavimentar trechos das comunidades de Arroio Bonito e Sampaio no interior (em torno das entidades da Assoessa e São José) e na Sede do município beneficiar ou a Rua João Aurélio Wildner ou a Rua Santa Inês. A prefeita ainda destacou que a partir de informações oriundas do BRDE, Mato Leitão terá que correr contra o tempo para enviar a documentação, uma vez que muitos municípios já estão com este processo finalizado em 2015. No entanto, relata que, apesar disso, a expectativa é positiva em relação à captação do financiamento. “Este projeto se justifica pelo fato de o município carecer de pavimentação no perímetro urbano e estradas do interior, uma vez que, por sermos um município agrícola, há intenso movimento de veículos pesados, levando insumos e escoando a produção, o que dificulta a mobilidade”, salienta.

Quanto ao valor do financiamento, a informação que se tem é que, o município possui capacidade técnica para captar o valor de R$ 4 milhões, no entanto, pela grande demanda, o BRDE está limitando os financiamentos, adotando como critério o tamanho dos municípios inscritos. Desta forma, o município poderá ter a sua demanda frustrada em parte, com grande possibilidade de diminuição do pleito que poderá ficar inferior a R$ 2 milhões disponibilizados nesta etapa “Apesar deste fator, garantimos investimentos de estrutura asfáltica na sede e no interior do município, embora com redução de meta”, destaca Carmen.

8 de janeiro de 2016- Obras, Viação e Trânsito