Na atual gestão, a Administração Municipal priorizou investir na prestação de serviços à população. Desta forma, uma das áreas que mais recebeu investimentos foi a educação, onde foi aplicado um montante superior a R$ 2 milhões através de recursos próprios e outros oriundos do Governo Federal. Com este valor o Executivo Municipal realizou ampliações significativas nas duas escolas municipais da cidade e ainda construiu uma escola nova de ensino fundamental (tempo integral) no centro do município e um prédio para a Biblioteca Pública, além de outros investimentos.

Anualmente são feitas reformas na Emei Vó Olga e na Emef Santo Antônio de Pádua, no intuito de proporcionar um ambiente mais aconchegante e adequado ao bem estar dos alunos e servidores das escolas. Ambas receberam também nos últimos dois anos ampliações significativas em seus prédios, que juntas somam um investimento de mais de R$ 400 mil. Essas obras não representaram apenas ampliação do espaço físico, mas, também, no número de alunos das duas escolas. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a matrícula geral da rede municipal de Ensino cresceu em torno de 13,8 % de 2012 para 2015. No Ensino Fundamental o aumento foi de 3,04%, na Educação Infantil o crescimento foi de R$ 31,8% e o atendimento em tempo integral, que foi implantado em 2012, cresceu 96,25%.

Outra importante obra foi a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ireno Bohn, na Sede do município. O educandário, que está sendo concluído, atenderá alunos do 1º ao 5º ano de forma gradativa, em tempo integral. A obra, realizada com recursos do Governo Federal, custa o montante de R$ 1.086.529,54 e é inédita no município, uma vez que a Sede da cidade não possuía nenhuma escola municipal com atendimento para o Ensino Fundamental em tempo integral. Além do montante de recursos do Governo Federal, serão investidos ainda em torno de R$ 100 mil de recursos próprios na realização de obras em torno do prédio da escola, como, cercamento, construção de muros e calçadas, bem como na compra de todo o mobiliário e material de expediente necessário para o funcionamento do educandário.

A construção de um prédio próprio para a Biblioteca Pública foi outra importante conquista nesta área. Anexada ao prédio da Emei Vó Olga e defronte a Emef Ireno Bohn, a Biblioteca foi idealizada para atender a demanda dos alunos das duas escolas e também disponibilizar a comunidade um importante espaço para a leitura, uma vez que a biblioteca conta com um rico acervo de livros. Esta obra foi executada com recursos e mão de obra própria, custando aos cofres municipais o valor de R$ 30.000,00, usados na aquisição do material.

As reformas e aquisições de materiais realizadas nas duas escolas municipais já somam um montante de mais de R$ 130 mil. Além disso, a área da educação também recebeu três importantes veículos, dois ônibus e uma Spin 7 lugares, que juntos somam o valor de R$ 539.070,00. “Foi por investimentos como esses que o município alcançou destaque estadual e regional na área da educação. Ficamos orgulhosos de saber que tem dado resultado nosso esforço”, destaca Sergio Machado, vice-prefeito em exercício.

Outra grande conquista foi o fato de a Administração Municipal conceder no Plano de Carreira do Magistério o direito de o professor ter 1/3 das horas reservadas para horas atividades (no antigo plano era 20% reservada para horas atividades).

29 de janeiro de 2016- Educação, Cultura e Desporto