A Secretaria Municipal da Saúde segue com o trabalho de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Agentes Comunitárias de Saúde, juntamente com a Agente de Endemias Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, estão realizando mais um levantamento de possíveis focos do mosquito.
O trabalho se consiste em visitar imóveis e locais públicos com o objetivo de verificar a situação e orientar as pessoas nos cuidados básicos com água parada. A prevenção ao mosquito passa por medidas simples de cuidados com o pátio, como tampar caixas d’água, manter lixos fechados, usar areia nos vasos de plantas, deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo e retirar água dos pneus.
As equipes estão realizando a quarta e última etapa deste ano do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti.
CAMPANHA
O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti com o tema ‘Todo dia é dia de combater o mosquito’. O trabalho busca mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença e todo local de água parada deve ser eliminado, já que é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos. Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa.
CASOS (25 de outubro)
– 27 casos suspeitos
– 26 confirmados por sorologia
– 51 testes rápidos positivos
– 01 pessoas aguardando coleta
– 03 pessoas aguardando resultado de teste