Em agosto, as Agentes Comunitárias de Saúde realizaram uma nova etapa de vistoria em imóveis no mutirão para procura de larvas do mosquito Aedes aegypti. O trabalho de campo foi realizado nos dias 23, 27 e 28 em 366 imóveis no perímetro urbano (21,7% do total de imóveis da área urbana).

Destes, 19 imóveis (5,2%) apresentavam foco em potencial do mosquito, com presença de larvas, com um total de 24 pontos. As larvas foram coletadas e enviadas ao laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santa Cruz do Sul, para análise. O resultado indicou que nenhum local apresentava larvas do mosquito Aedes aegypti e sete apresentavam larvas do mosquito Aedes albopictus.

O programa de fiscalização aponta que o índice de infestação de Aedes aegypti é 0% e de Aedes albopictus 1,9%. Mato Leitão segue sendo de baixo risco e não-infestado. A equipe destaca que o trabalho executado junto à população surte efeito, com cooperação na eliminação do mosquito. A vigilância e visita rotineira aos imóveis continua, para manter a consciência de combate ao mosquito.

CUIDADOS COM O AEDES: caixa d’água tampada e água tratada; calhas limpas; bandejas da geladeira e do ar condicionado limpas e secas; areia nos pratos de plantas; não deixar bromélias e babosas acumular água – utilizar cloro; pneus secos e cobertos; piscinas limpas e tratadas; vasos sanitários limpos e tampados; baldes virados para baixo; vedar poços, barris ou galões de água e lonas esticadas para não reter água.

Amostras são encaminhadas para análise